CHAM — Centro de Humanidades
O CHAM — Centro de Humanidades é uma unidade de investigação inter-universitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e à Universidade dos Açores, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Em Setembro de 2013, o CHAM passou a integrar investigadores provenientes das seguintes unidades de investigação: do antigo Centro de História de Além-Mar, do Centro de História da Cultura (CHC), do Centro de Estudos Históricos (CEH) e do Instituto Oriental (IO), convertendo-se num dos maiores centros de investigação portugueses na área das Humanidades.
As “fronteiras” são o tema central do projecto estratégico do CHAM para o período de 2015 a 2023. Assente numa sólida base historiográfica, este projecto multidisciplinar irá estudar a fronteira enquanto linha que separou, ao longo da história, uma pluralidade de sociedades e de culturas mas, também, enquanto uma construção social e cultural que promoveu a comunicação e a interacção. Este tema central organiza-se em torno de três problemas estruturantes: a fronteira como uma divisão espacial; a fronteira como uma demarcação intelectual; e a fronteira e a construção de identidades.
Devido ao seu carácter multiforme, a fronteira é um tema que inevitavelmente requer uma aproximação transcultural, bem como abordagens comparativas e multidisciplinares. O CHAM está particularmente bem capacitado para lidar com este desafio, pois reúne investigadores com formação em diversas épocas (desde a Antiguidade ao período moderno e contemporâneo), vários campos disciplinares (Arqueologia, História da Arte, Património, Literatura, Filosofia e História das Ideias) e áreas da História (História Económica, Social, Cultural, Religiosa, Política, da Ciência, dos Livros e das Práticas de Leitura), bem como especialistas em história de diferentes espaços geográficos.
Projecto Estratégico 2020-2023